Informa??o para Autores

Tipos de Contribuições Aceitas

 

1.   Originais.  Artigos originais que contenham pesquisas experimentais, biografias, revisões, entre outros.

2.   Resenhas. Análise crítica de eventos científicos nacionais ou internacionais, de textos publicados, de filmes ou documentários e de websites relacionados aos temas conscienciais.

3.  Entrevistas. Entrevistas com personalidades de competência reconhecida que contribuam de modo teórico e prático (teática) e exemplarista para a ciência da consciência e temas correlatos.

4.  Relatos. Relatos de experiências pessoais, abrangendo preferencialmente fenômenos parapsíquicos, experiências fora do corpo, retro e precognições, entre outros.

5. Cartas. Divulgação de cartas ao editor contendo sugestões e / ou avaliações sobre textos publicados na Conscientia, notícias sobre pesquisas em andamento e eventos de interesse.

Apresentação do artigo

1.  Folha de Identificação. Deverá conter: título do trabalho, nome, sobrenome, qualificação profissional, endereço, e-mail, nome e endereço da instituição a qual está vinculado.

2.  Resumo. O resumo, no máximo com 150 palavras, deverá conter uma sinopse do tema pesquisado, objetivo, método, resultados, discussão e conclusões.

3.  Palavras-chave. Em cada artigo deverão ser indicadas de 3 a 6 palavras-chave no idioma do artigo.

4.  Estrutura. O artigo deve, preferencialmente, incluir 3 partes:

a. Argumentos preliminares ou introdução: apresen­tação do contexto da pesquisa, dos objetivos, da metodologia de elaboração (como pretendeu alcançar o objetivo, incluindo materiais e métodos) e da organização das partes do trabalho.

b. Desenvolvimento.

c. Argumentações conclusivas: fechamento do texto relacionando o objetivo do trabalho à pesquisa desenvolvida, podendo incluir resultados e discussão, já apresentados no decorrer do texto.

5.  Citações. Citações diretas devem ser transcritas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor, data da publicação e página(s). Exemplo: “...” (VIEIRA, 1994, p. 111). Citações longas, com mais de 50 palavras, devem ser transcritas em parágrafo próprio, sem aspas, com recuo de 4 cm, da margem esquerda, em espaço 1 (simples) e fonte reduzida. Para a obtenção de mais especificações podem ser consultadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

6.  Referências. As referências citadas nos textos devem ser dispostas em ordem alfabética e seguir os critérios da Enciclopédia da Conscienciologia ou da ABNT. Devem ser referenciados todos os autores quando até três. Acima desse número, cita-se o primeiro e, a seguir, cols. (pode-se utilizar a abreviatura em Latim et al.). Devem ser incluídas nas referências apenas autores citados no trabalho. Outros trabalhos podem ser incluídos na condição de bibliografia consultada.

7.  Figuras e Tabelas. Devem ser incluídas quando indispensáveis para a efetiva compreensão do texto e dos dados. Devem ser autoexplicativas, ter boa qualidade e apresentar legenda e indicação da fonte, quando for o caso. Devem ser elaboradas conforme as normas da ABNT. Tanto as figuras quanto as tabelas devem ser numeradas, com algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto. As figuras podem ser enviadas em arquivo .jpg ou .tif, à parte, com resolução de pelo menos 300 dpi.

8. Notação. Utiliza-se a notação a.e.c. para datas referentes ao período antes da era comum e e.c. para datas da era comum.

Critérios de Publicação

01.  Conselho Editorial. A publicação de trabalhos na Conscientia está condicionada à aprovação do Conselho Editorial, conforme indicado na contracapa de cada exemplar.

02.  Adequação. Os autores dos artigos aceitos para publicação poderão ser solicitados a adequar o texto às normas de publicação e perspectiva editorial da revista Conscientia.

03. Norma-padrão. A forma escrita dos artigos submetidos para publicação deve estar em conformidade com
a norma-padrão do idioma português.

04. Neologismos. Neologismos da Conscienciologia devem ser convalidados pelas normas do Conselho Internacional de Neologística (CINEO).

05. Declaração. O autor deverá enviar, junto com o artigo, declaração autorizando a publicação e cedendo os direitos autorais do trabalho à revista Conscientia.

06. Exemplar. O autor principal, aquele registrado em primeiro lugar, de cada artigo publicado receberá 1 exemplar da revista na qual o trabalho foi publicado.

07. Numeração de Páginas. Todas as páginas, com exceção daquela de título, devem ser numeradas.

08. Reprodução. A reprodução dos trabalhos publicados na revista é permitida desde que citada a fonte.

09. Responsabilidade. Os textos publicados são de responsabilidade dos autores e não necessariamente representam a perspectiva da revista Conscientia ou do CEAEC.

10. Separatas. Pedidos de separatas deverão ser feitos com antecedência pelo autor responsável. Nesse caso, este receberá 1 exemplar na qual o trabalho foi publicado.

11. Frase enfática. O recurso de frases enfáticas deve estar formatados em até 4 linhas e fonte arial tamanho 16.

Encaminhamento. Os artigos podem ser encaminhados por e-mail e / ou postados através de correio, em mídia eletrônica, preferencialmente acompanhados de 3 (três) cópias impressas. Os textos devem ser compatíveis com rich text format (.rtf) ou Word for Windows (.doc) e não ter formatações como separação de sílabas, hifenização ou eliminação de letras viúvas. O título deve ser em negrito e centralizado. Pede-se transcrever em Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5, margens de 3 cm, em até 20 páginas A4.

Endereço. Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), rua da Cosmoética, 1511, Cognópolis, Foz do Iguaçu, PR - CEP: 85.853-755 - Brasil.

E-mail: revistaconscientia@ceaec.org.

Atenção. Todos os trabalhos devem vir acompanhados de uma carta de apresentação especificando o tipo de trabalho.



CEAEC - Todos os direitos reservados

Powered by OJS

Inserção dos artigos no sistema - Coerência